Conheça os 4 tipos de lesões que causam dores no tornozelo

 



Contusão, entorse, luxação e fratura – principais diferenças

Esses são os quatro tipos de lesão que causam traumas ortopédicos nos pacientes. Apesar de serem diferentes, vale mencionar que podem ocorrer de forma associada, prejudicando a mobilidade do paciente. Vamos entender melhor a diferença entre elas.

Contusão

Popularmente conhecida como pancada, a contusão se refere ao impacto de algum objeto contra o corpo. Ocorre normalmente quando há queda, batida ou quando algo cai em cima do pé. Neste caso não há lesões estruturais aos ossos, articulações e nem pele, e o tratamento consiste em crioterapia, repouso e medicação analgésica e anti-inflamatória.

Entorse

A entorse é mais conhecida como torção e muito comum nos tornozelos. Ela consiste em uma lesão nos ligamentos, causando sintomas como inchação, vermelhidão e roxidão, caso haja hematomas. Embora possa ser tratada com imobilização, gelo, repouso e medicação, lesões mais graves podem exigir fisioterapia e até mesmo cirurgia.

Luxação

Este tipo de lesão acontece quando a articulação perde sua anatomia porque um dos ossos se desarticula do outro. Também é comum dizerem que a articulação “deslocou” ou “saiu do lugar”. Muito confundida com fratura por apresentar desvio importante, os principais sintomas são dores, limitação do movimento, deformidade e inchaço e o tratamento deve ser realizado de forma imediata com auxílio médico.

Fratura

As fraturas acontecem quando o osso se quebra. Normalmente ocorre após quedas, acidentes de trânsito e até mesmo durante a prática de atividades físicas. O ideal é buscar auxílio médico para imediata imobilização com gessos, imobilizadores e órteses em caso de fratura simples, ou até mesmo para procedimentos cirúrgicos em casos mais graves.

Como comentado, nenhuma dor sentida por muito tempo deve ser ignorada. Portanto, mediante sintomas permanentes, consulte um médico imediatamente para evitar agravamento de doenças.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um conto de Natal: "Os cotovelos torcidos"

O que é RICE? ou PRICE?

Tornozelo torcido: o sonho que virou pesadelo