Censura na Internet. Como isso afeta você, sua vida e seu tornozelo.
Raramente nesse espaço misturo as coisas e entorto o assunto para falar de um outro não relacionado. Em geral, os tópicos são sobre os problemas que as pessoas tem em sua recuperação do pé ou tornozelo. Mas vamos falar a respeito das leis americanas "SOPA" e "PIPA" sobre censura na internet:
Como a censura de informações vai afetar diretamente a sua recuperação mais precisamente?
Renato Russo, o sábio, já cantava nos idos de 80/90´s que "a ignorância é vizinha da maldade". Ou seja, se você não obtiver informações (a ignorância) mais detalhadas e completas a respeito do seu problema, mais vai sofrer (psicologicamente e fisicamente - uma maldade certamente). E para obter um cenário completo a respeito do seu problema nós, os internautas que produzem, tentam ao máximo tornar a informação abrangente, utilizando-se de imagens, fotos, links de terceiros e por ai afora.
Trabalhar sob o espírito da espada no pescoço não é nada animador.
Estão vendo a foto que ilustra o inicio desse texto? Eu não sei se tem direitos autorais. Mas, partindo do princípio que a lei pode ser aplicada para o proprietário do direito autoral, então eu seria obrigado a retirar a foto e indenizar o "proprietário" da foto. Sendo que toda a produção do texto foi minha, cuja foto obviamente ajuda a ilustrar.
Compromete-se o todo em função de pequenos pedaços protegidos por direitos autorais. É justo?
Na minha opinião NÃO É JUSTO.
Procuro sempre usar fotos com licença Commons, e quando uso trechos de terceiros, cito a fonte e dou o link, costumo sempre creditar a fonte de tudo o que coloco aqui. Mas é quase impossível garantir que os links que levam a informações relevantes em sites de terceiros tenham o mesmo cuidado. E mesmo não tendo isso não lhes diminui o mérito.
A Internet quer ser livre. A informação quer ser livre.
Em geral, a junção de 3 ou mais partes de informação resultam em um trabalho à parte, assim como foi e continua sendo construída toda a base de conhecimento da humanidade. Como Isaac Newton bem definiu "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes". Que significa que o conhecimento que o levou até aquele ponto já estava assimilado e disseminado entre os pesquisadores.
Mas, numa analogia ruim, os donos do tungstênio de hoje, estão querendo impedir a invenção da lâmpada pois o tungstênio tem "direitos autorais".
Eu crio. É minha função nessa "Matrix". Crio informações baseadas em informações de terceiros. Crio material próprio que me sai da cachola. Não deixem que calem a mim e nem a milhares de outros criadores de conteúdo com base em informações de terceiros. Em geral, isso melhora o mundo, não o piora.
Pois aqui, afirmo com todas as letras, para os pouco mais de 1.000 leitores diários, só para confirmar: todo o conteúdo desse blog - ao menos a parte escrita por mim - é LIVRE e pode ser copiada sem licença prévia. A indicação da fonte é desejável, mas não vou processá-lo se não o fizer.
Nesse momento de recuperação de sua saúde, lute pela informação livre.
É seu direito. Trata-se de você.
Paciência e Força
Comentários
Postar um comentário
Então, o que você acha disso?