10 dicas para acelerar sua recuperação
Escrevi que me manteria afastado mas de vez em quando voltarei pra escrever sobre uma ou outra coisa.
Vamos lá, 10 dicas:
1 - Muito repouso - Tem gente que quer melhorar mas não consegue ficar quieta, arrastando o pé pra lá e pra cá. É compreensível, mas ( e principalmente nas 2 primeiras semanas ) a recuperação vai depender justamente de não insistir em usar o pé. Portanto, e principalmente no começo: "Pé pra cima"!!
2- Gelo: por ser vasoconstritor o gelo vai ajudar a diminuir os inchaços e mesmo as dores. O gelo também fornece uma função de analgésico. Algumas pessoas preferem gastar com algumas pomadas, mas o gelo ainda assim é uma solução barata e eficaz. A bolsa de gelo é ótima pois mantém o gelo por mais tempo.
3- Robofoot: seu caso é de imobilização prolongada? Peça ao médico pela bota robofoot. Prática, ela permite tomar banho, aplicar compressas de gelo, dentre outras coisas que o gesso comum não permite.
4- Fisioterapia o quanto antes: assim que o médico liberar comece o quanto antes a fisioterapia. Parece o oposto do que está na dica 1, mas não é. Na fisioterapia você aprenderá movimentos específicos para o pé. Procure aprender a sequencia e treine em casa os mesmos movimentos.
5- Pé acima do coração: dica estranha né? Não precisa se contorcer, apenas mantenha o pé acima do nível do coração sempre que estiver deitado. Isso diminui a circulação pra lá e diminui inchaço e dor.
6- Seja "sem-vergonha": dica ainda mais estranha. O que quis dizer é que esse não é o momento de ter orgulho e tentar fazer tudo sozinho(a). Peça ajuda pra quem puder e estiver perto de você. Mãe, pai, companheiro(a), filhos, amigos, vizinhos... Vale tudo pra não sair andando por ai.
7- Alugue um par de muletas. Acho que comprar não é uma opção razoável. É melhor alugar uma muleta confortável do que comprar uma chinfrim que vai machucar seu braço. Lembre-se que durante um tempo você vai precisar dos braços para apoiar as muletas. Se eles se machucarem, dai....
8 - Faça uma cesta com coisas à mão: controles remotos, pomadas, bolsa de gelo. Deixe tudo à mão. Não fique andando pra lá e pra cá.
9 - Médico não é psicólogo. Ele quer saber do progresso do seu pé e não das suas lamúrias. Entrar no consultório e ficar chorando por que não pode fazer isso e aquilo não vai resolver nada. Muita gente vai ao médico e se desloca sem necessidade apenas pra desabafar com o médico. Mas ele não tem uma varinha mágica pra fazer as pessoas melhorarem. Você só vai se desgastar.
10 - Parente e amigos não são médicos (e nem o blog): As dicas acima foram coletadas e testadas na prática e referendada por vários outros blogs médicos de renome. Então não tive medo de colocar essas dicas aqui. Mas veja, amigos e parentes podem ter vivido situações estranhas como passar pomadas para infecção, unguentos, e outras dicas esquisitas. Consulte seu médico.
Paciência e Força
Espero ter ajudado
queria muito saber de vc,se sentir dor depois de 4 meses de cirurgia,depois de muitas fisioterapias que continuo fazendo ainda,sentir dor no aro de articulaçâo pode ser algo normal?
ResponderExcluirOlá. Sim, acho possível sim. Depois de uns 6 meses e fazendo seus exercícios de fisioterapia as coisas podem mudar bastante. Aguente firme e não desista. Caso não melhore em 6 meses, dai seria interessante ver com seu médico os procedimentos, ok? Muita paciência nessa hora.
ResponderExcluirBoa noite, há 1 mês fraturei o calcâneo. Tenho diagnóstico diferentes e MTS dores. Algum caso assim, busco informações!!
ResponderExcluirBoa noite, há 1 mês fraturei o calcâneo. Tenho diagnóstico diferentes e MTS dores. Algum caso assim, busco informações!!
ResponderExcluirBoa tarde, quebrei o tornozelo e a fíbula, e gostaria de saber onde posso encontrar, os melhores fisioterapeutas de Goiânia?, que atende pela unimed? preciso iniciar minha fisioterapia, mais ainda não sei onde iniciar.
ResponderExcluirGrato !!!!
Muito obrigada pelo post... Parece que foi feito pra mim... Tive um entorse, não quebrou, mas tive a ilusão de que ficaria apenas 7 dias em casa... Não pedi ajuda e achei que o repouso que fiz era suficiente. Resultado: mais 8 dias. Chorei no retorno ao ortopedista, os médicos realmente não podem ficar ouvindo nossas lamúrias... eu cheguei a pensar em procurar outro médico, na esperança de ouvir uma opinião diferente... Mas não dá. O inchaço ainda é grande, apesar de eu não sentir dores... Mas quero voltar o quanto antes e, o mais importante, voltar bem... Obrigada, mais uma vez.
ResponderExcluirAi gente,tambem estou bem incomodada com minha entorse.Nao consigo fazer quase nada e to ficando meio deprimida.��Bem ,torci o pe no dia 28.Medico me deu 3 dias de afastamento.ok!Voltei a trabalhar.Ai veio o problema:inchaco,dor,ora ficava bem o o tornozelo,hora ruim.Fazem 12 dias desde que torci e continuo com dor,instabilidade no tornozelo e CULPA.Sim,culpa,pois a gente escuta tanto:foi so uma torção e tals e eu aqui parada,em tratamento para depressao,sem poder fazer minhas atividades que tanto prezo.Ai ta complicado.Maldito dia em que torci a porra desse pe!
ResponderExcluir