Mudou o Natal ou mudaram todos, ou mudei eu?

 

Sempre gostei do Natal. Chegam as festas e a hora de descansar um pouco, refletir sobre o ano que passou e comemorar com amigos e familiares. Isso sempre foi um período muito bom pra mim.

Esse ano, infelizmente, olhando pra trás, vejo que sai de diversos grupos de whatsapp de amigos, não escrevo mais nada em redes sociais e me tornei um recluso. A única rede que uso é o Twitter, de forma anônima, já que não consigo me expressar entre amigos e familiares sem provocar a ira daqueles que tem políticos de estimação.

Não me levem a mal, nunca gostei de políticos. Sou neto de anarquistas então não tenho muitas ilusões a respeito de política. Meu avô dizia que o mundo ficaria melhor depois que "morressem todos os padres e todos os políticos do Brasil" (só lembrando que meu avó André, já falecido, era de um período que a religião católica era dominante no Brasil, se fosse hoje ele provavelmente acrescentaria pastores evangélicos nessa lista).

Dai quando critico um lado ou outro sempre sai alguém em defesa. De maneira tão surpreendente que realmente não consigo entender. Isso afetou meu círculo de amizades, minha maneira de me expressar e por outro lado, me aproximou de pessoas que pensam como eu. Acho que esse Natal e Ano novo é um bom período para relembrar se vale a pena mesmo insistir em amizades que já não lhe acrescentam nada (muito ao contrário, te sugam energia) ou se seria o caso de ignorar e manter uma falsa harmonia.

De qualquer maneira o Natal, as Festas, nunca mais serão as mesmas. As famílias estão quebradas, cansadas, irritadas.

Recomendo respirar. Andar. Sair por ai. Perder-se. Pensar. Pra depois se reencontrar.

Tolere. Abrace. Brinque com as crianças. Ria. 

Talvez, só talvez, o Natal volte a ter o significado que sempre teve. Por enquanto acho que mudei um tanto e o Natal mudou outro tanto, de forma que já não reconheço.

Independente de qualquer coisa, tenha paciência para aguardar as coisas voltarem aos seus lugares, tenha força para mudar aquilo que pode ser mudado.

E um grande e maravilhoso abraço de Natal e de Ano Novo para todos vocês.

Sinceramente,

Eduardo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um conto de Natal: "Os cotovelos torcidos"

Robofoot x imobilizador de tornozelo

O método infalível de tratar lesões por torção no joelho ou tornozelo