Em caso de dor no tornozelo procure um médico

 O tornozelo é uma articulação complexa, que une as pernas aos pés. Ele é formado por três ossos: a tíbia, a fíbula e o tálus. A tíbia é o osso da canela, a fíbula é o osso que fica na lateral externa da perna, e o tálus se encaixa no meio desses dois ossos e logo acima do osso do calcanhar (o calcâneo).

A função do tornozelo é receber a carga corporal e distribuí-la para os pés. Por receber todo o peso do corpo, essa articulação também possui vários ligamento e tendões que ajudam a mantê-la estável. Porém, mesmo com todas essas estruturas, o tornozelo continua sendo vulnerável a torções e fraturas, devido à alta carga que ele suporta no dia a dia.

Em uma pesquisa realizada pela Pés Sem Dor, “Saúde e qualidade de vida: a relação com os pés, tornozelos e joelhos”, observou-se que 59% dos homens sentem dor no tornozelo em comparação com 61% das mulheres.

A dor no tornozelo
A dor no tornozelo pode acontecer por conta de entorses, fraturas, traumas e algumas patologias como a artrose. Além disso, a sobrecarga e o desalinhamento da pisada são os principais fatores que estimulam o aparecimento de dor no local.

Normalmente, o incômodo no tornozelo aparece sob os maléolos ou nos ossos bem próximos a ele, conhecidos como ossos salientes do tornozelo. As principais sensações de desconforto são: pontadas e queimação, ainda mais sentidas quando se está de pé ou ao realizar alguma atividade física. Essas dores podem não significar nada grave, mas quando elas vêm acompanhadas de outros sintomas, como inchaço e até mesmo incapacidade de caminhar ou suportar peso, é preciso procurar um especialista para avaliar a situação.

dor tornozelo ossos
Ossos do tornozelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um conto de Natal: "Os cotovelos torcidos"

Robofoot x imobilizador de tornozelo

O método infalível de tratar lesões por torção no joelho ou tornozelo