Pular para o conteúdo principal

CONDROITINA E GLUCOSAMINA FUNCIONAM ?

CONDROITINA E GLUCOSAMINA FUNCIONAM PARA DOR NO TORNOZELO?

Sabemos que a condroitina é a mais importante glicoaminoglicana nas juntas humanas e tecidos conectivos, e, tem um papel na formação da cartilagem através da estimulação do metabolismo de células produtoras de cartilagens e síntese de colágeno. Enzimas destrutivas tais como elastase de leucócitos humanos e hialuronidase são inibidas pela condroitina.São derivados da glucosamina e têm como função principal reforçar a flexibilidade de todos os tecidos finos conjuntivos do corpo.
O sulfato de condroitina é um dos principais componentes da cartilagem, caracterizado por sua capacidade para fixar água, função que permite assegurar as propriedades funcionais e mecanismos elásticos da cartilagem. Nos processos de artrose, por exemplo, que são degenerativos, devido à ação das enzimas líticas observa-se uma perda do poder de reter água, uma degeneração progressiva da cartilagem e uma deterioração do funcionamento articular.
Glucosamina é uma molécula naturalmente presente no organismo humano como glicosamina 6-fosfato e é o fator mais importante para a biossíntese de uma classe de compostos que têm um papel na formação das superfícies articulares, tendões, ligamentos, tecido sinovial, pele, ossos, unhas, válvulas cardíacas, secreção da mucosa do aparelho digestivo, aparelho respiratório e trato urinário.Ela auxilia na produção do líquido sinovial, um importante lubrificante articular e também auxilia na produção de proteoglicanas, que são moléculas absorventes de impacto e choque encontradas na cartilagem. Daí a grande indicação da condroitina e glucosamina para corredores, triatletas e pessoas que fazem musculação com grandes cargas.
Por tudo isso, a Glucosamina e a Condroitina, são substâncias naturais utilizadas para combater doenças como a osteoartrose, condromalácia e osteoartrite devido aos seus efeitos biológicos sobre a cartilagem articular, promovendo aumento da síntese da matriz cartilaginosa, aumento da produção de ácido hialurônico pelos sinoviócitos e inibindo enzimas responsáveis pela degradação da cartilagem.
São excelentes para fortalecer as cartilagens e evitar a degradação excessiva das mesmas. Doenças como a osteoartrite e osteoartrose são crônicas às articulações e levam a uma incapacidade funcional progressiva. Elas não são necessariamente derivadas da velhice, porém, uma vez instaladas, tendem a progredir com a idade. A osteoartrite acontece devido a uma perda da capacidade funcional das articulações e avança com sintomas como dor constante e mal-estar. Algumas pessoas tendem a fazer tratamento com aspirinas e anti-inflamatórios, o que gera um resultado apenas temporário, pois a dor é simplesmente maquiada e não resolve o problema.
Existe uma corrente hoje, que prega a utilização da condroitina e glucosamina separadamente. Porém, de acordo com os estudos mais recentes, não há nada que comprove essa teoria.
No mercado de suplementos existem inúmeros produtos nessa linha, e em alguns deles, são adicionadas algumas outras substâncias como a vitamina D, ômega 3, manganês, ácido hialurônico e vitamina C , que é um poderosíssimo antioxidante, essencial para a produção endógena de colágeno e reconstrução dos tecidos finos conjuntivos do corpo.
A posologia indicada em grande parte dos estudos realizados com sucesso, está na composição de 1500mg de Glucosamina e 1200mg de Condroitina e é recomendada a utilização em uma só dose do composto na refeição que antecede o treino, ou, segundo outros protocolos o ideal, seria fracionar essa quantidade ao longo do dia.
Existem estudos demonstrando que a glucosamina e condroitina possuem efeitos anti-inflamatórios, assim como propriedade de tamponamento de radicais livres. Essas características estariam auxiliando as pessoas que correm e não conseguem ingerir adequadamente alimentos com propriedades semelhantes. Outros estudos, como o de Marti-Bonmati, concluíram que sulfato de glucosamina reduz a dor enquanto melhora o resultado funcional em pacientes com degeneração da cartilagem.
Enfim, não significa que vai melhorar com esses suplementos, mas os estudos a respeito são bem promissores. É isso.

Paciência e Força

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um conto de Natal: "Os cotovelos torcidos"

Robofoot x imobilizador de tornozelo

O método infalível de tratar lesões por torção no joelho ou tornozelo