A fascite plantar e a o tipo de pisada


Tem um tópico pouco abordado no blog que é o tipo de pisada. Recebemos uma colaboração do leitor Rodrigo Souza, falando sobre o tratamento complicado da fascite plantar (vide comentário dele no artigo) e fiquei com vontade de colocar aqui um artigo sobre o tipo de pisada que cada um tem. Como não sou expert, então dei um recortar-colar num site de renome e expus abaixo. Basicamente a mensagem é clara: "Olho no tênis!!!":


Correr parece um esporte simples, basta colocar um tênis confortável e sair traçar seu trajeto, entretanto, ao tornar-se cada vez mais complexo a medida que você progride no esporte. Muitos corredores aumentam a kilometragem em muito pouco tempo de prático ocasionando diferentes lesões, sendo a mais comum a Síndrome de Banda que proporciona dores laterais do joelho. A corrida exige do praticante equilíbrio entre as funções do corpo, por isso é necessário possuir uma estrutura óssea e muscular em condições cardiorrespiratória.

Segundo especialistas, o ideal para uma boa corrida é o tênis, onde para a compra deste deve ser analisada a pisada e o tipo do pé, e para quem é iniciante neste tipo de esporte, é onde surge a complicação, mas para descobrir o tipo de pé é muito fácil, pois há três tipos: chato, arco normal ou alto. Isso pode ser verificado visualizado a imagem deste artigo, porém em relação a pisada, que é a maneira que seu pé pressiona o solo durante a caminhada ou corrida é completamente diferentes.

O tipo de pisada também varia entre três diferentes tipos, como a pronada (pisada para dentro), supinada (pisada para fora) e neutra. São muitas as pessoas que se enganam que o tipo de pé determina um tipo de pisada, pois há a possibilidade do pé determinar a pisada. Mas como descobrir o tipo de pisada? Há duas formas, sendo a primeira analisar o solado de seus tênis usados onde é possível ver claramente o tipo de pisada, ou para não correr dúvidas, procurar uma especialista que disponham de máquina de teste para o descobrimento de sua pisada.

Sabendo o tipo de pé e pisada fica muito simples escolher o modelo do tênis ideal, pois para cada tipo de pé existe um determinado modelo, como exemplo, os pés com arco alto que necessitam de um tênis com amortecimento de impacto para não sobrecarregar as articulações.

Então, antes de começar a correr você deve descobrir o tipo de seu pé e pisada, adquirir um tênis adequado para o seu estilo, se possível acompanhamento esportivo, e aumentar gradativamente a kilometragem, e lembra-se de sempre alongar-se.

Paciência e Força!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um conto de Natal: "Os cotovelos torcidos"

Robofoot x imobilizador de tornozelo

O método infalível de tratar lesões por torção no joelho ou tornozelo