Compressa quente ou gelo?

Alguns me perguntam: o que e melhor? quente ou frio?

Abaixo um trecho de do site DME que trata de questoes relacionadas a lesoes e doencas musculo-esqueleticas:

"O gelo é uma das medidas mais utilizadas na fase aguda do trauma. Ele pode ser usado tanto em traumatismos articulares quanto em traumatismos musculares, tendinosos e ligamentares. Ele pode ser utilizado na forma de bolsas térmicas ou sacos plásticos, devendo-se sempre ter o cuidado de interpor entre a pele e a bolsa de gelo um pequeno pano ou uma toalha, uma vez que a sua aplicação diretamente sobre a pele pode causar queimaduras. É uma técnica de fácil utilização sendo que, quanto mais precocemente for utilizada quando de traumatismos, melhores serão os resultados pois a vaso constrição provocada pela crioterapia (terapia pelo frio) ajuda a reduzir tanto o edema quanto a dor.

POR QUANTO TEMPO EU DEVO DEIXAR A COMPRESSA ou BOLSA DE GELO ?

Utiliza-se como regra que, logo após o traumatismo, o gelo deve ser aplicado por um período mínimo de 30 minutos, podendo ser repetido este procedimento após cinco a dez minutos, dependendo do local da lesão.

QUANDO UM ATLETA DEVE USAR O CALOR OU COMPRESSA QUENTE ?

O calor também é definido como uma modalidade terapêutica, porém, é contra indicado na fase aguda das lesões. Como regra, em lesões crônicas, o calor aplicado na forma de bolsas, compressas ou mesmo através de aparelhos específicos de fisioterapia (diatermia por ondas curtas) , é um excelente método terapêutico, com a finalidade de produzir uma vaso dilatação localizada ou mesmo um relaxamento muscular.

POR QUANTO TEMPO EU DEVO DEIXAR UMA COMPRESSA ou BOLSA DE AGUA QUENTE ?

Os mesmos princípios utilizados para o gelo, devem ser seguidos quando da aplicação de calor.

O QUE É CONTRASTE ?

O contraste vem a ser uma outra técnica de terapia, na qual são alternadas compressas quentes com compressas frias. Como regra, inicia-se pela aplicação do calor, sendo este seguido pela aplicação da compressa fria. É importante observar que a relação entre o quente e o frio é feita em uma proporção de 3 intervalos de tempo para o quente para 1 intervalo de tempo para o frio. Assim sendo, se contarmos 3 minutos de quente, teremos 1 minuto de frio, retornando a seguir para 3 minutos de quente e novamente 1 de frio repetindo esta técnica sucessivamente. Os mesmos 30 minutos de tempo total, costumam ser adequados para esta terapia, podendo ser repetida nos três períodos (manhã , tarde e noite)."

Resumindo: na fase aguda - de dor - o gelo e melhor indicado. Depois pode-se utilizar compressas quentes. Ou alternar uma e outra. Consulte seu medico ou fisioterapeuta para tratar de um ou de outro jeito.

Espero ter ajudado.

Paciencia e Forca.
Boa Semana a todos.

Comentários

  1. Sinceramente, estes esclarecimentos me ajudam muito.. Estava mxmo em dúvida sobre qual a compressa que eu devo usar... Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedora sua explicação. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. gostei também..
    Nomento, tenho dois problemas: dores no joelho - segundo ortopedista, proveniente de "genovaro" e um problema de panturrilha.
    Gosto e pratico tenis há muitos anos. A radiografia do joelho não mostrou nada de grave. Tem algum tratamento específico para tal problema? Caso possam, podem compartilhar por email?
    kenjiro@mkmagricola.com.br - Kenjiro Mine

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Então, o que você acha disso?

Postagens mais visitadas deste blog

Um conto de Natal: "Os cotovelos torcidos"

Robofoot x imobilizador de tornozelo

O método infalível de tratar lesões por torção no joelho ou tornozelo