5 coisas para evitar fraturas nos pés
Segue aqui 5 dicas interessantes para sua saúde do pé:
1- CALÇADOS:
Tênis para esporte não pode ser qualquer um. Em geral como se vai passar algumas horas fazendo exercícios, um tênis de má qualidade pode condicionar o pé a sofrer algum dano ao longo do tempo. Procure indicações de tênis bons e que não sejam tão caros. Procure no youtube. Tem canais só pra isso ;)
Tenha cuidado ao usar saltos altos. Muita altura para o calcanhar e passar muito tempo com eles pode causar rigidez nas articulações, pés doloridos e até dano de tornozelo.
Reduza o tempo que você usa sandálias. Usar esse tipo de calçado pode causar inflamação entre os dedos e dor. Além disso, seus pés ficam desprotegidos e podem ser feridos. Para mantê-los seguros, troque esse calçado por outro que cubra os dedos e nos quais você possa descansar os pés.
No entanto, não esqueça de usar sandálias se for frequentar piscinas públicas, sauna ou chuveiros públicos. Caso contrário, estará suscetível a infecções fúngicas. Elas podem causar dor e deformação das unhas.
Troque suas meias com frequência. Escolha a espessura delas de acordo com os tipos de sapatos que você usa e, se possível, opte pelas mais leves, para que seus pés respirem. Tudo isso é para protegê-los do mau cheiro e do desenvolvimento de infecções fúngicas.
2- Exercícios: cuidado!
Não faça exercícios sem tomar as devidas precauções.
Se você tem sido um sedentário, viciado em tevê toda a sua vida e de repente decide que quer correr uma maratona, pode causar as chamadas “fraturas por estresse”.
Elas são, tecnicamente, rachaduras nos ossos da área. Para evitar o cansaço, progrida lentamente com o treino e nunca esqueça o aquecimento preliminar.
3- Coloque os pés pra cima ao fim do dia
Alguma vez você já sentiu inchaço nos pés e tornozelos no fim da tarde?
Uma maneira de se livrar desse desconforto é colocá-los sobre uma almofada ou outra coisa para mantê-los elevados. Se você anda muito e o inchaço é combinado com uma sensação de cansaço, tente usar também almofadinhas de gelo.
No entanto, se a dor for muito severa ou não houver motivo específico para inchaço, entre em contato com seu médico imediatamente.
Pode ser um dano no pé ou um sintoma de algo mais grave, como problemas nas veias ou (até) pulmões.
4- Trate calos e problemas no pé para evitar entorses
As partes duras e espessas da pele nos pés são chamadas calos ou calosidades. Os últimos são geralmente dolorosos e possuem um ponto central de pele seca e morta.
Isso pode causar algumas sensações desagradáveis ao andar e geralmente eles têm uma aparência nem um pouco atraente. Os calos são causados por calçados apertados ou desconfortáveis.
O principal tratamento e método de prevenção para esta condição é mudar os sapatos. Hidrate as áreas afetadas antes de ir para a cama.
Esfregue o calo com uma pedra-pomes depois de um banho e use adesivos calicidas para evitar novas lesões.
5 - Realize exercícios de relaxamento após um longo dia de caminhada
Sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão. Coloque um elástico ao redor dos dedos grandes. Lentamente, puxe de um para o outro. Mantenha-os assim por 5 segundos e repita esse exercício 10 vezes.
Continue sentado. Mova o elástico para que ele alcance um pé. Lentamente, separe os dedos o máximo que puder. Mantenha essa posição por 5 segundos.
Repita o alongamento 10 vezes. Em seguida, mova a tira para o outro pé e repita o exercício.
Este treinamento ajudará você a liberar a tensão de suas articulações depois de andar ou usar salto. Além disso, reduz a dor muscular, diminui a rigidez e evita a deformação das articulações.
É isso! Espero que tenha ajudado!
Comentários
Postar um comentário
Então, o que você acha disso?